Articles

Implementação Profissional do Scrum Master

Posted by SCRUMstudy® on October 26, 2024

Categories: Agile Product Backlog Release Scrum Scrum Guide

Implementação Profissional do Scrum Master

Implementar a função de Scrum Master envolve responsabilidades multifacetadas que visam promover práticas Agile eficazes dentro das equipes. Um Scrum Master atua como um facilitador, coach e líder servidor, garantindo que a estrutura do Scrum seja corretamente compreendida e aplicada. Eles promovem a colaboração e removem obstáculos que impedem o progresso, permitindo assim que as equipes entreguem valor incremental de forma rápida e consistente. Ao conduzir cerimônias como Daily Stand-ups, Sprint Planning, Reviews e Retrospectives, o Scrum Master cultiva a transparência e a melhoria contínua. Seu foco em proteger a equipe de distrações externas permite que os membros se concentrem totalmente em atingir as metas do Sprint. Por fim, por meio da implementação diligente dos princípios SBOK, um Scrum Master habilidoso não apenas otimiza o desempenho da equipe, mas também nutre uma cultura de adaptabilidade e inovação essencial para o sucesso sustentado do projeto.

Assim como todas as outras certificações adicionais que garantem o sucesso em um Projeto de acordo com as necessidades do negócio, o Scrum também fornece garantia de que o resultado final de um produto ou serviço será sempre melhor do que os estágios iniciais de seu desenvolvimento. Isso se deve ao fato de que a qualidade é enfatizada como prioridade máxima no Scrum para atender aos Critérios de Aceitação e satisfazer as necessidades do negócio do Cliente.

Para verificar se um projeto atenderá aos requisitos de qualidade conforme definido, no Scrum, o processo adotado é o de melhoria contínua, no qual as equipes têm o benefício de aprender com a experiência. Também haverá interação regular com as partes interessadas do negócio para manter o Backlog Priorizado do Produto constantemente atualizado com quaisquer alterações nos requisitos. Este Backlog do Produto nunca estará completo até que o projeto seja fechado ou encerrado. A menos que os requisitos sejam alterados de acordo com o cliente, mudanças internas e externas terão que ser feitas para permitir que a equipe continue trabalhando e se adapte de acordo com os novos desenvolvimentos.

Como o trabalho tem que ser concluído como incrementos na duração dos Sprints conforme a regra do Scrum, a vantagem é que erros, falhas ou defeitos podem ser localizados nas fases iniciais por testes contínuos de qualidade enquanto o resultado final do produto/serviço está nos estágios de conclusão. Outra vantagem é que outras tarefas valiosas relacionadas à qualidade, como testes, desenvolvimento e documentação, serão concluídas na mesma fase, ou seja, no mesmo Sprint também pelos mesmos membros da equipe. Seguindo esse método, um projeto pode ter garantia de qualidade específica em qualquer produto ou serviço de lançamento conforme parte de um Sprint específico. O produto final ou entregas desses tipos de projetos Scrum que podem ser trabalhados, são geralmente descritos como "Concluídos".

Ao seguir os princípios do Scrum, a melhoria contínua com testes consistentes de qualidade pode aumentar as chances de atingir os níveis de qualidade previstos em um projeto Scrum. A interação regular entre as partes interessadas do negócio, que inclui usuários e clientes, e a equipe Scrum Core, pode diminuir a lacuna em relação às expectativas e entregas reais do produto por meio de sugestões valiosas no final de cada Sprint.

Sugestões e diretrizes valiosas também podem ser obtidas do Scrum Guidance Body em relação à qualidade, o que pode ser útil para todos os projetos Scrum na organização. O Scrum Guidance Body geralmente consiste em um grupo de especialistas normalmente envolvidos na definição de objetivos relacionados a regulamentações governamentais, segurança e vários parâmetros organizacionais.

Leave us a Message